sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Como administrar a rotina doméstica?

Queridas amigas e amigos, andei sumidinha, né?!
Mas, estava sempre acompanhando os blogs amigos, só não fazia comentários por falta de tempo mesmo e, um pouco de preguiça, tá bom eu assumo!!!
Gostaria de dar parabéns as "novas" blogueiras gravidinhas, acho que reforma de casa anima a galerinha (kkkkkkkkk), ainda bem que já fechei a fábrica, já pensou se pega! (brincadeirinha)
As casas que estou acompanhando por aqui estão ficando lindas, e para acalmar a Cê vou dizer o que eu acho, o que é bonito é para ser admirado e copiado, desde que a criadora do projeto não fique chateada, né?!
Eu não me importo se alguem copiar alguma idéia minha, vou até ficar lisonjeada e feliz, sinal que tenho bom gosto... Eu também adoro me inspirar nas casas amigas. Cê adorei seus banquinhos coloridos da cozinha, posso fazer igual???
Bem, no post de hoje eu quero falar um pouco de organização doméstica, afinal confesso que estou um pouco enferrujada nesse assunto, já que estou há quase um ano morando na casa da mamy e, com essa situação de obra e "sem teto", minha vida ficou um caos. Além disso, a casa nova é enorme em relação ao ap antigo, então a administração da rotina de arrumação e limpeza terá que ser bem mais intensa e rigorosa.
Para já ir entrando no eixo, afinal em breve (se o pedreiro Deus quiser) estarei me mudando,  estou iniciando uma pesquisa e planejamento de rotina doméstica e, vou colocar aqui para ajudar quem é enroladinha como eu.
São dicas muito legais e práticas.

Como administrar a rotina doméstica


Dar a partida parece complicado. Mas, depois que você adota novos hábitos de arrumação, faz uma programação semanal para a limpeza, encontra formas espertas de cuidar das roupas e aprende a organizar as compras, a rotina passa a fluir de forma simples e gostosa. Como prêmio extra, ganhe tempo para você.
Ambientes limpos e arrumados, despensa em que nada falta, roupas fáceis de encontrar no armário, contas e documentos em ordem são sinais de que a administração da casa vai bem. Chegar a esse ponto, em que tudo funciona, exige um grande esforço inicial. Mas não desista nem desanime: o trabalho terá como recompensa um dia-a-dia mais tranqüilo. Comece por uma boa arrumação. "Analise os ambientes, veja o que está fora de uso e pode ser doado - isso ajuda a liberar a área. Depois, procure reorganizar cada cômodo de uma maneira bem prática, pensando em como você utiliza os espaços. O passo seguinte é bolar um esquema de administração doméstica. Ele depende de vários fatores, como o tempo disponível para dedicar a cada tarefa, o número de pessoas que vivem na casa e se você tem empregada todos os dias ou não. Essa rotina, no fundo, é bem pessoal. Por fim, é preciso que todo mundo entre no espírito: você, sua família e a empregada, que precisa receber orientações claras sobre o que deve fazer - e como - para que tudo saia a contento. Em geral, as pessoas passam instruções muito superficiais. Porém gastar tempo para ensinar os funcionários é fundamental.

Arrumação Além de ser muito mais agradável viver em ambientes organizados, uma casa arrumada facilita a limpeza. Todo mundo deve cooperar para que o caos não se estabeleça. Combine com a família que cada um é responsável por suas coisas e adote o sistema "tirou, guardou". Os ambientes devem ter acessórios organizadores, como caixas de brinquedos, porta-trecos e aramados, que favoreçam separar objetos e outros itens por tipo e guardar tudo com praticidade. Também é importante recolher o que está espalhado. Reserve um cesto para reunir coisas soltas e, ao fim do dia, coloque-as no lugar. Esse hábito elimina parte do serviço da empregada - assim, sobrará mais tempo para a faxina e os demais afazeres. Se ela sentir dificuldades em assimilar a disposição exata de móveis, livros e objetos, fotografe os ambientes em detalhes e faça um álbum para ser consultado. Lembre-se ainda de que a boa arrumação implica em guardar as coisas de forma inteligente. Não adianta colocar o aparelho de jantar no lugar mais acessível do guarda-louças se o conjunto é usado apenas em ocasiões especiais. A regra é deixar à mão o que é utilizado com freqüência.

Limpeza
Se você tem empregada, é fundamental explicar como prefere que os ambientes sejam limpos e com quais produtos, dando especial atenção à quantidade e à maneira de usá-los. Ensine também coisas simples, mas às vezes esquecidas, como tirar o pó das estantes de cima para baixo e usar panos e esponjas diferentes para banheiro, cozinha, vidros e portas (compre peças de cores variadas, isso ajuda na separação). Ocupe-se ainda de criar um calendário, determinando o que deve ser limpo conforme o dia da semana e as tarefas relativas a cada ambiente, como aspirar o chão e limpar vidros. Para não haver esquecimento, fixe a tabela na lavanderia. Em geral, segunda-feira é dia de arrumar a bagunça do fim de semana, priorizando os espaços mais usados no sábado e domingo, como quartos e salas de estar e de TV. Para os outros dias, eleja os ambientes conforme suas necessidades. O cronograma precisa especificar ainda os trabalhos diários: lavar e passar roupas (para famílias com filhos), esvaziar os cestos de lixo do banheiro, limpar o fogão e o piso da cozinha. Serviços mais espaçados, como limpeza de lustres, podem ser feitos a cada mês. Caso você tenha apenas uma faxineira uma vez por semana, ela fica encarregada da limpeza e você assume a manutenção da ordem nos outros dias.


No próximo post continuo com as dicas, pois esse já ficou enorme!!!
Beijinhos para todos e aguardo os recadinhos, pois adooooro ouvir a opinião de vocês.

Um comentário: