quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Como administrar a rotina doméstica ? (parte 3)

Olá queridas amigas,
hoje vou postar a terceira e última parte de administração da rotina doméstica.
Para quem se interessa, aí vai...

Contas e documentos
Combine com todos da casa que as contas a pagar enviadas pelo correio devem ser encaminhadas sempre para o mesmo lugar - de preferência uma caixa que fique em local visível para que o responsável pelos pagamentos não se esqueça delas. Para os recibos de contas pagas, o ideal é acumulá-los em outro compartimento (uma gaveta, por exemplo). Uma vez por mês, separe-os e guarde em algum tipo de arquivo - pode ser um módulo com rodízios, uma gaveta com pastas suspensas ou uma pasta sanfonada. Além de organizar, esses acessórios contribuem com a decoração do ambiente. Lembre-se de etiquetar cada pasta com o nome da conta e de colocar sempre a mais recente na frente. Outra alternativa é ter uma pasta com envelopes plásticos, cada um para um tipo de conta. Se você, a cada ano, sofre para encontrar o que precisa na hora de fazer o imposto de renda, a solução é simples: crie uma pasta ou arquivo, devidamente identificados, exclusivamente para guardar os documentos necessários para a declaração. Ao longo do ano, coloque nesse compartimento os recibos de mensalidades escolares, médicos e dentistas, o informe de rendimentos, os extratos do plano de saúde e da previdência privada. Só depois de preencher e enviar a declaração é que esses papéis irão para seus respectivos arquivos. Documentos de cada pessoa, de cada carro e de cada imóvel da família, além de exames médicos que precisam ser guardados para futuras comparações, merecem uma pasta específica.

Por quanto tempo guardar os documentos
Você pode se desfazer de documentos que já não precisam ser guardados conforme esta lista:
•  Um mês: conta do FGTS (o último extrato comprova os anteriores).
•  Três meses ou até o fim da garantia: notas fiscais.
•  Cinco anos: imposto de renda pessoa física (incluindo os documentos referentes à declaração), IPVA, IPTU, extratos bancários, recibos de água, luz, telefone, condomínio, plano de saúde, TV a cabo, provedor de internet e de outras contas.
•  Até a renovação da apólice: contratos de seguro.
•  Até a quitação: financiamento de imóveis e veículos.
•  Até a aposentadoria: contra-cheques (holerites), guia de recolhimento do INSS, rescisão de contratos de trabalho.
•  Para sempre: certidões de nascimento, casamento, óbito, documento do PIS, carteiras de trabalho, carteira de vacinação, contratos de compra e venda e escrituras.
Compras de supermercado
Ir ao supermercado dá trabalho e demanda tempo. O mais prático é comprar perecíveis, alimentos refrigerados e produtos de limpeza uma vez por mês e fazer aquisições semanais de hortaliças e frutas, de preferência na terça ou quarta-feira, quando costumam estar mais frescas. Para facilitar a elaboração da lista de compras, deixe um caderno na cozinha e anote, com a colaboração da família e da empregada, os itens que vão acabando. Mesmo com esse recurso, sempre é bom dar uma última conferida na despensa antes de partir para o supermercado. Uma alternativa é manter um arquivo com a lista no computador. Imprima, faça a revisão das prateleiras e marque a quantidade do que precisa ser reabastecido. Às quintas- feiras, programe a aquisição de extras para o fim de semana, quando a família recebe amigos e parentes e elabora cardápios diferentes.

Jeito prático de guardar

Ainda no mercado, coloque os produtos no carrinho por grupos (produtos de limpeza de um lado, frutas do outro, por exemplo) e faça o mesmo na hora de empacotar. Quando for guardá-los, a arrumação será mais fácil. Em casa, puxe os alimentos com o prazo de validade mais próximo para a frente das prateleiras da despensa ou do armário e coloque os mais novos atrás. Caso fique mais fácil arrumar os produtos em pilhas, deixe sempre os mais antigos por cima. Se preferir armazenar grãos, farinhas, macarrão e biscoitos em vidros e potes, escolha os transparentes, que permitem a visualização do conteúdo. Anote em uma etiqueta a data de validade dos alimentos retirados dos pacotes. Organizar todos os itens em cestos e bandejas agiliza a limpeza das prateleiras. Em vez de retirar embalagem por embalagem, basta remover os acessórios e passar um pano sobre a superfície. Guarde produtos de limpeza na lavanderia. Entretanto, se tiver uma despensa para armazenar todas as compras, mantenha-os afastados dos alimentos.


Essas dicas são ótimas, espero conseguir seguí-las a risca.
Beijinhos no coração de todas vocês.

2 comentários:

  1. Essas dicas sao divinas ...vou contribuir com uma que vi num outro blog e que nao anotei qual ...mas que achei barbara...A dica é guardar os jogos de lençois dentro de suas proprias fronhas , entao os jogos vao estar sempre completos e fica bonito no armario....Essa dica vai comiogo pra casa nova ....
    http://construindocasadepraia.blogspot.com/

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  2. Muito obrigada pelas dicas!!! algumas eu vou adotar aki em casa!! se organizar é sempre bom!
    Um beijão!

    www.decorandoumlar.blogspot.com

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