domingo, 18 de setembro de 2011

Como administrar a rotina doméstica ? (parte 2)

Oi queridas amiga,
acho que quase ninguém gostou das minhas dicas sobre administração de rotina doméstica, acho que só eu me enrolo em conciliar trabalho, filhos, casa, empregada (mal necessário), contas a pagar, ainda bem que meu maridão me ajuda muito.
Bem de qualquer forma vou colocar aqui mais dicas para vocês, de repente serão úteis para alguém...

Roupas de cama, mesa e banho
Ninguém gosta, ao se deitar, de descobrir que o lençol de baixo não combina com o de cima. A maneira mais fácil de evitar a mistura de jogos de cama, e também de banho, é dobrar as peças do mesmo conjunto no formato de pacote. Ao guardar na rouparia, basta colocá-las no compartimento correspondente a cada morador. Uma etiqueta com o nome da pessoa na prateleira ajuda na identificação. Nas casas sem rouparia, uma alternativa é guardar jogos de banho no armário do banheiro e os lençóis no guarda-roupa. Para economizar espaço, três jogos de lençóis e toalhas para cada pessoa são suficientes. Em geral, trocar a roupa de cama e banho uma vez por semana é suficiente. Mas evite fazer isso na sexta-feira, senão os conjuntos lavados passarão o fim de semana no varal. Mantas e edredons devem ir para a lavanderia antes do início do inverno, para eliminar a poeira e o risco de alergia, e novamente ao fim da estação. Guardados limpos, eles não mancham. Quanto às toalhas de mesa, o melhor é mantê-las próximas ao local de uso - no bufê da sala de jantar ou em uma gaveta da cozinha.

Roupas pessoais
As pessoas costumam comprar muita roupa, por isso é aconselhável fazer uma revisão no armário a cada seis meses. O que não foi usado nos dois últimos anos dificilmente sairá do cabide. Então, doe. Com as prateleiras e cabideiros mais livres, organize as peças por cor e tipo (das mais leves às mais pesadas) ou separe as roupas de inverno das de verão. Se o espaço é reduzido, durante o inverno acomode as peças de verão em locais menos acessíveis e vice-versa. Um jeito esperto de evitar que a roupa suja fique espalhada pelo chão, especialmente no quarto dos filhos, é deixar um cesto para receber as peças no ambiente. Sapatos também merecem atenção. Acomodá-los em caixas com um visor transparente ou a foto do par do lado de fora facilita a localização e ajuda a ganhar espaço.

Espero que tenham gostado dessas novas dicas e, logo logo coloco aqui mais dicas pra vocês.
Beijos e boa semana para todos!!!

4 comentários:

  1. Oi Fernanda,
    Eu gostei sim, li tudinho, só não comentei porque só fiquei imaginando... "Quem dera eu tivesse essa disciplina toda" rsrsrsrsrs
    Quanto as dicas de hoje, as de roupa de cama eu troco exatamente na sexta, depois que a faxineira termina o serviço, troco a cama e as toalhas. Porém não tenho o problema do varal, pois uso a lava e seca. Ufa! Pelo menos um item eu tenho organização hehehehe
    Já a segunda opção eu até tento, mas é difííííícil :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda,
    Eu gostei sim, li tudinho, só não comentei porque só fiquei imaginando... "Quem dera eu tivesse essa disciplina toda" rsrsrsrsrs
    Quanto as dicas de hoje, as de roupa de cama eu troco exatamente na sexta, depois que a faxineira termina o serviço, troco a cama e as toalhas. Porém não tenho o problema do varal, pois uso a lava e seca. Ufa! Pelo menos um item eu tenho organização hehehehe
    Já a segunda opção eu até tento, mas é difííííícil :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda!!
    Linda a festa de passarinhos, vou pegar umas idéias!! Adorei as dicas de organização que vc deu!! Obrigada pelo carinho!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda!
    Que bom que o bichinho carpinteiro te pegou rsrsrsrs
    Nós só temos a marcenaria como hobby :) Só faço coisas pra nossa casa mesmo
    Quanto a serra depende do que você quer fazer, pode ser uma de bancada (como a minha: http://falomelhordoqueescrevo.blogspot.com/2011/01/marcenaria-provisoria.html) ou até mesmo um serrote japonês que corta madeira sem precisar de força, pois ele corta ao contrário (http://www.jnakao.com.br/?3.122.0.0,325,ku100-serrote-japones.html) pra vc ter idéia eu nunca consegui usar serrote, além de não ter força saia tudo tordo, já com o serrote japonês faço muita coisa, para trabalhos manuais gosto muito da tico tico de bancada (http://www.jnakao.com.br/?1,42,sj401-serra-tico-tico-de-bancada-130-watts-makita.html) ela é fácil de usar e muito segura, porém serve para trabalhos pequenos.
    Conhece o fórum do Guia do Marceneiro GDM? Nesse fórum aprendi grande parte de tudo que sei, é maravilhoso: http://www.guiadomarceneiro.com/forum/
    Qualquer dúvida é só perguntar
    Beijos

    ResponderExcluir